terça-feira, 23 de maio de 2017

CME/SL instrumentaliza as Direções das Escolas Municipais de São Leopoldo



Na manhã de ontem, dia 22 de maio, o Conselho Municipal de São Leopoldo - CME/SL participou da formação que a SMED está proporcionando aos Diretores e às Diretoras das Escolas Municipais de São Leopoldo.

A Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, iniciou sua fala apresentando a composição do CME/SL, as Comissões - de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Educação Inclusiva - e as Leis que regem o Conselho, de Criação, de Reestruturação, do Regimento Interno e da Criação do Sistema . Após explanou sobre as normativas aprovadas pelo Colegiado e as suas aplicabilidades.

Durante sua apresentação intitulada "Educação e o Aspecto legal: o papel do/a gestor/a no dia a dia da escola", a Presidente, colocou que o CME/SL emite suas normativas embasadas nas legislações nacional e estadual e nas normas exaradas pelos Conselhos de Educação, Nacional e Estadual. Além disso, explanou sobre a atual Base Legal da Educação Básica brasileira - Constituição Federal, LDB e Planos de Educação, assim com as Leis de São Leopoldo que regulamentam a Educação capilé.

Ao abordar as leis municipais, a Presidenta dialogou sobre os desafios da Gestão Democrática para os Gestores/as Escolares, pois isto vai muito além das eleições das equipes diretivas. 

Finalizou a amanhã com o papel do CME/SL que é normativo, consultivo, deliberativo, acompanhamento e controle social, fiscalizador, mobilizador e propositivo para a 

GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL.

A Presidenta informou que o CME/SL está a disposição para dúvidas de funcionamento, pendências administrativas e pedagógicas e SEMPRE que a Escola julgar necessário. Além disso, que as escolas podem chamar o CME/Sl para participar das reuniões administrativas-pedagógicas.

Acesse o link para visualizar a apresentação: Educação e o Aspecto legal: o papel do/a gestor/a no dia a dia da escola

Desejamos sucesso a todas as Equipes Diretivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário