terça-feira, 23 de maio de 2017

Os 10 Anos do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL



Os 10 Anos do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo - SME/SL serão comemorados com atividades que fortalecerão as ações dos trabalhadores e das trabalhadoras em Educação e dos órgãos que compõem o Sistema.

A primeira atividade foi uma palestra realizada no dia 26 de abril com a  Profa. Márcia Carvalho, Conselheira Estadual de Educação, Presidente do CME de Caxias do SUl e Avaliadora Educacional da SASE/MEC para o PEERS e os PMEs do RS. Sua  fala enfatizou o relevante papel social dos conselheiros e das conselheiras e sua representatividade dentro do Colegiado. 

Durante sua fala colocou que o CME/SL é um órgão de Estado e que precisa seguir a Legislação e as Normativas da Educação exaradas em esfera nacional e estadual. Dessa forma, o que cabe ao CME/SL é normatizar o SME/SL a partir do que está posto pela legislação vigente e o que é permitido ao município dentro de suas especificidades.

"Os Conselheiros precisam conhecer na íntegra os artigos da Constituição Federal a respeito da Educação e toda a LDB, após buscar recursos pedagógicos nos teóricos da Educação para sua aplicação".

Aos Conselheiros e às Conselheiras compete estudar a legislação, pois o Colegiado tem a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normativas, uma vez que sua principal atribuição é garantir a Educação de qualidade aos/às estudantes. Ainda destacou que, o CME/SL ao buscar a qualidade à classe estudantil,  garante também melhorias a toda Comunidade Escolar, sejam elas administrativas, estruturais e/ou pedagógicas.

Esta atividade também representou a "CIRANDAS PELA EDUCAÇÃO 2017 – ANO IV
PELO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO: QUEM SÃO E ONDE ESTÃO ESTES SUJEITOS?" indicada pela UNCME Nacional.

Outras atividades alusivas a comemoração aos 10 Anos do Sistema:

O Curso "A importância do espaço/ambiente na Educação Infantil" já está em andamento. 

Próximas atividades:

Palestra: A garantia do direito do  estudante e a FICAI: acesso, permanência e sucesso.

(Dia: 5 de junho de 2017)

Curso: Projeto Político-pedagógico: instrumento que reflete a proposta educacional da escola.

(De julho à setembro de 2017)

Curso: Documentos Escolares: elaboração, expedição, arquivamento e descarte.

(De setembro à  novembro de 2017)

Temos um ano com grandes desafios a serem vencidos! Sucesso hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário