terça-feira, 24 de maio de 2022

CME/SL, SMED/SL e Unisinos se reúnem para falar da Resolução que dispõe sobre o direito de matrícula de crianças, adolescentes, jovens e adultos imigrantes, povos nômades, migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio





A manhã de hoje, 24 de maio, foi repleta de momentos ricos de reflexão acerca da Resolução CME/CENF nº 023 que dispõe sobre o direito de matrícula de crianças, adolescentes, jovens e adultos imigrantes, povos nômades, migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio. 

Estiveram presentes o Professor Rodrigo, coordenador do PPGEDU da Unisinos, sua orientanda Nicole, do curso de mestrado, as Professoras e Conselheiras do CME/SL, Regina, Guadalupe, Maria Isabel, Professora e Assessora Técnica Ramona e a Assessora Pedagógica da SMED, Sandra Grohe representante do Núcleo de Educação para a Sustentabilidade na Cidade - NESC. 

A Conselheira Maria Isabel relata o processo de construção da Resolução, que teve como ponto de partida o olhar sensível às questões sobre estudantes com experiências culturais diversas, e que precisam ser acolhidos, desde o momento da matrícula. 

O Professor Rodrigo traz um pouco da pesquisa que realiza com estudantes da Unisinos, sobre a realidade dos imigrantes, e destaca como um tema de grande relevância. Em seus estudos observa a necessidade de ter essa temática mais presente no meio acadêmico. 

Fala também da parceria que precisa ser construída com as Secretarias de Educação, para pensar em ações em que o português seja uma língua de acolhimento, no sentido de ir além do aprender outro idioma, e sim numa perspectiva ampliada, uma sociedade e escola que acolhe os imigrantes em suas especificidades. 


                                               CME/SL comprometido com a educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário