quarta-feira, 4 de maio de 2022

O 2º Mateando com a UNCME -RS discute sobre a primeira infância



No dia 03 de maio, das 19h às 20h, aconteceu o 2º encontro do "Mateando com a UNCME", um momento rico de discussão e muitos esclarecimentos acerca da construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). 

Participaram do encontro, Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora de Mobilização e Articulação da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Cida Freire, Coordenadora da RNPI da UNCME-PE, e Charles Santos, responsável pelas mídias dentro da Comunicação da RNPI, o qual também foi o responsável pela transmissão no Youtube, canal TV UNCME RS. 

Cida Freire traz em sua fala os pontos de partida para a construção do PMPI, e destaca que a Primeira Infância precisa ser vista como um campo de conhecimento, no sentido de entender o que é ser criança, infância. Defende que a criança deve ter seu lugar de honra, à altura dela, e o Plano Municipal é uma oportunidade de nos aproximarmos delas, conhecer a cultura de sua infância.  

A apropriação do Marco Legal pela Primeira Infância, saber das crianças do município, onde estão, como e onde brincam, seguir uma filiação teórica e organizar o referencial que defende os direitos das crianças, são elementos fundantes para a construção do PMPI, pois é por meio deste diagnóstico que as ações precisam estar alicerçadas. 

Fabiane Bitello Pedro destacou que o PMPI não se restringe ao espaço da escola, mas um Plano em nível de cidade para proporcionar a todas as crianças do território, experiências que respeite as crianças em sua integralidade. Para isso, destaca a importância de um trabalho intersetorial, que reúne forças de diferentes setores para construir um Plano Municipal como uma política prioritária. 

As convidadas ressaltaram ainda que, a construção do Plano, precisa mobilizar todos os setores, gestores, executivo, legislativo, para que todos se comprometam com a Primeira Infância.


                                            CME/SL comprometido com a educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário