sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ato de Entrega de Pareceres!

     O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Entrega dos Pareceres de Credenciamento e Autorização de Funcionamento das Escolas e Centros de Educação Infantil Privadas e EMEF'S que atendem a etapa pré-escolar da Educação Infantil, anos inicias e EJA a realizar-se no dia:

18 de julho de 2012, às 18 h , na Câmara de Vereadores – Centro São Leopoldo

LISTA DAS ESCOLAS

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRIVADA
EEIP Balão Mágico – um ano a 2 anos e 11 meses
EEIP Balão Mágico II- um ano a 5 anos e 11 meses
EEIP Balão Mágico III - um ano a 5 anos e 11 meses
EEIP Estação da Criança – zero a 5 anos e 11 meses
EEIP Pitoco de Gente - zero a 5 anos e 11 meses
EEIP Smilin - 2 anos a 5 anos e 11 meses
EEIP Pimpolhos e Cia - um ano a 5 anos e 11 meses
EEIP Criança Aprendiz - um ano a 5 anos e 11 meses
EEIP Gente Inocente II - um ano a 5 anos e 11 meses
EEIP Jeito de Criança - um ano a 5 anos e 11 meses
EEIP Acalento – 3 anos a 5 anos e 11 meses
CEIP Juadi - um ano a 5 anos e 11 meses
CCEI ABRASSE -3 anos a 5 anos e 11 meses
CCEI 2º Lar - 2 anos a 5 anos e 11 meses
ECEI Sonho meu - 2 anos a 5 anos e 11 meses
EEIP Anjinho Travesso - zero a 5 anos e 11 meses

ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL
EMEF General Mário Fonseca – Educação Infantil
EMEF Arthur Ostermann – Anos Iniciais
EMEF Maria Edila da Silva Schmidt- EJA

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Regional AMVRS –AMPARA


No dia 20 de junho de 2012, na cidade de Igrejinha, ocorreu a reunião mensal da Regional da UNCME-RS, na qual o CME/SL faz parte. Trata-se da AMVRS (Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos) e AMPARA (Associação dos Municípios do Paranhana). Nosso Colegiado foi representado pelas Conselheiras Fabiane Bitello, Rosalina Käfer Pereira e Caroline Kempfer Bianchini.
Além de São Leopoldo integrar esta Regional junto a outros municípios, participando efetivamente nas discussões, estudos, proposições que são levadas para a UNCME-RS, visando sempre qualificar a educação, também compomos a Coordenação desta como Vice Coordenadores. Desde 2011, quando Presidenta do CME/SL a professora Zaira Corneli, e atualmente, com a Presidenta Fabiane Bitello, estamos atuando na AMVRS-AMPARA.
Igrejinha acolheu seus visitantes com um teatro, com a narração e diálogos em alemão, chamado “O pequeno rei no porão”, preparado pelas professoras e alunos da Escola Municipal Olavo Bilac. Baseado no projeto de cultura alemã que, segundo a Secretária de Educação do Município, Sra. Liege, tem como objetivo preservar a identidade do povo alemão. Além disso, em sua fala de boas vindas, reforçou a importância das Secretarias e dos Conselhos trabalharem com respeito, responsabilidade, a luz da legislação na solução das situações que envolvem o Sistema Municipal de Ensino, sempre tendo como foco a educação.
Dentre alguns assuntos da pauta da reunião, destacamos:
-Relato da Caravana UNCME-RS, de Capão da Canoa, em que ocorreu a socialização de informações e avaliação do encontro. Tendo destaque as palestras da Professora Mariza Timm Sari (CEED), Conselheiro Marcelo Tavares (CME/Eldorado do Sul) e Conselheira Saionara Palharini (CME/Não-Me-Toque). O material da Caravana encontra-se no site da UNCME-RS.

- Rede de Apoio à Escola-RAE. Este tema tratou das formações que as Promotorias de Educação vem oferecendo para as  Secretarias de Educação, Saúde e Assistência, Conselhos Municipais de Educação, Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Conselho Tutelar, para atuar com ações concretas frente ao recebimento das fichas FICAI (Ficha de controle de aluno infrequente), pensando e agindo a nível de rede de proteção, na diminuição da evasão escolar.
- Formação Pró Conselho, que ocorrerá no próximo ano, mas as inscrições já estão sendo feitas, via Secretaria Municipal de Educação. Seu propósito é instrumentalizar e qualificar os Conselheiros de educação, iniciando com as leituras e debate em cada CME do material de estudos que já foi enviado aos municípios ou está disponível no site do MEC.
-Divulgação do III Encontro Estadual da UNCME-RS, que ocorrerá dias 20 e 21 de agosto de 2012, no Auditório Dante Barone-Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Terá como temática: Resolução CNE/CEB nº 007/2010; Revisão Estatutária da UNCME-RS; e levantamento das Cartas do FECME-RS e UNCME-RS.
-Divulgação do XXII Encontro Nacional UNCME. Ocorrerá na cidade de Gramado, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2012.


Texto de Caroline Kempfer Bianchini, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Conselheira de Educação e Assessora Técnica do CME/SL.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Audiência Pública da Educação Infantil na Assembleia Legislativa


Na Assembleia Legislativa, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CEDCT) realizou no dia 19 de junho audiência pública para debater a Educação Infantil na rede privada de todo o Estado. A audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, Sinpro-RS.

O encontro foi conduzido pela Deputada Estadual Ana Affonso e contou com a participação do diretor do Sinpro-RS, Celso Stefanoski, traçou um panorama da situação das escolas privadas que atendem crianças no Estado. “A maioria das escolas funciona sem autorização dos conselhos e órgãos estaduais. Dados do Dieese mostram um crescimento de 92% das escolas privadas de educação infantil de 2010 à 2011. Na falta de investimento do poder público municipal, proliferam escolas de educação infantil privadas, sem condições físicas adequadas, sem professores qualificados, escolas que são meros negócios". Além de frisar que "A educação infantil não pode viver de aparências e não valorizar quem ensina”.

Estiveram também presentes a Senhora Susana Fogliatto, Presidenta do Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do RS (Sindicreche), a Presidenta do CEED, representante do CME/POA e o Coordenador Estadual da UNCME-RS, professor Diego Tormes, que entre outros aspectos ponderou: “O papel do Conselho de Educação é interpretar a norma para aplicá-la na prática. A morosidade, questionada aqui, pode ser creditada à visão que algumas entidades têm dos CMEs. Deve se ter cuidado quando se critica órgãos sérios do RS e não se sabe a responsabilidade que estes órgãos têm. No que diz respeito à autorização para funcionamento, critérios minuciosos devem ser seguidos sim, garantindo a qualidade da oferta!”, enfatizou.

A Deputada Estadual Ana Affonso falou da importância dos CMEs e ressaltou as atividades do CME/SL, que também este presente nesta audiência representado por sua Presidenta, professora Fabiane Bitello, pois para ela este Conselho tem uma caminhada exemplar no que tange ao pequeno período de real funcionamento e as conquistas já realizadas frente ao Sistema Municipal de Ensino! “Esta valorização dos trabalhos deste Colegiado se devem a cada um e cada uma que compõe o CME/SL!” - afirma a Presidenta Fabiane.


Fonte de parte do texto: Assembleia Legislativa do RS
Foto: Galileu Oldenburg | Agência ALRS

Legenda: Audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia para debater a educação infantil na rede privada de todo o estado, quanto aos aspectos de falta de autorização dos conselhos de educação para o seu funcionamento e das precárias condições físicas e de trabalho destas escolas. Solicitado pelo Sinpro-RS

Conselheiras do CME/SL presente no encontro mensal do FGEI


Na manhã fria de 18 de junho, as Conselheiras Caroline Bianchini, Luciene Samá e Grasiela Mendes, juntamente com a a Presidenta do CME/SL e 2ª Secretária da UNCME-RS, professora Fabiane Bitello, participaram do encontro mensal do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI), que tinha o tema “O papel dos Conselhos de Educação na garantia da qualidade da Educação Infantil”, na FACED-UFRGS.

A mesa de debatedores estava composta pelo CEED, através do Senhor Celso Floriano, pelo CME/POA, através da Presidenta Regina, e pela UNCME-RS, através de sua representante no FGEI , professora Fabiane Bitello. Cada um dos componentes desta mesa pontuou os aspectos relacionados as suas respectivas entidades e o que as mesmas vem defendendo ao longo dos anos para que a Educação Infantil seja valorizada e que políticas públicas sejam implementadas.

Fabiane apresentou fragmentos da Carta do II Encontro Estadual da UNCME-RS, 2011, e ponderou que a entidade procura sempre ter como regra observar o que o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o CEED exaram, afinal estes dois Colegiados dão a base para legais para os CMEs com Sistema Municipal de Ensino instituído ou não!

A Conselheira e Assessora Técnica do CME/SL, Caroline, assídua participante dos encontros do FGEI desde o ano de 2011, coloca que os movimentos do Fórum fazem toda a diferença para a Educação Infantil, uma vez que agrega trabalhadores em educação, universidades, os órgãos normativos e toda a sociedade para discutir o mesmo tema.

O próximo encontro ocorrerá no dia 16 de julho, na FACED-UFRGS, com o tema “A Educação Infantil do/no campo”. Maiores informações acesse: Blog do Fórum Gaúcho de Educação Infantil


Desafios para os CMEs do RS


Nos dias 14 e 15 de junho do corrente ano, na sede da FAMURS em Porto Alegre, estiveram reunidos os componentes da Diretoria da UNCME-RS, dentre as quais a Presidenta do CME/Sl, professora Fabiane Bitello, e os Coordenadores Regionais da entidade, a fim de abarcar diferentes temas, como:

  • o III Encontro Estadual da UNCME-RS, que ocorrerá no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, nos dias 20 e 21 de agosto, tendo como meta o estudo das alterações Estatutárias e a revisão das Cartas dos encontros estaduais dos CMEs do Estado;
  • a formação para Conselheiros Municipais de Educação, o Pró-Conselho, que, provavelmente, terá início em 2013;
  • dentre outros assuntos relevantes ao funcionamento dos CMEs do Rio Grande do Sul.

“Momentos assim são fundamentais para o fortalecimento de cada Colegiado, pois caminharmos juntos em busca da educação social de qualidade torna a UNCME-RS cada vez mais qualificada e atuante frente aos desafios dos CMEs.”, pondera a Presidenta do CME/SL e 2ª Secretária da UNCME-RS, professora Fabiane Bitello.

O próximo encontro da Diretoria com os Coordenadores Regionais ocorrerá no dia 05 de julho, na sede da FAMURS, em Porto Alegre, das 9h às 17h. Maiores informações acesse: UNCME/RS.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

CME/SL presente na Reunião da Diretoria da UNCME/RS


     Desde ontem até a tarde de hoje, dia 15 junho de 2012, está reunida a Diretoria da UNCME/RS em Porto Alegre. A presidenta do CME/SL Fabiane Bitello, que faz parte da direção, participará da discussão de vários assuntos, entre eles: relato das últimas Caravanas UNCME/RS realizadas em Bento Gonçalves e Capão da Canoa, neste o CME/SL esteve presente; sobre a formação Pró-Conselho; sobre o Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação que ocorerrá no segundo semestre de 2012 e assuntos administrativos.

Abertura do LeiturAção


     No dia 05 de junho de 2012, ocorreu a abertura da formação continuada chamada Projeto LeiturAção. Neste evento a escritora convidada foi Margarida Botelho, uma portuguesa que viaja o mundo realizando projetos de literatura e arte.
     A autora e artista educadora, além de falar da sua trajetória de vida, pois disse que esse trabalho foi uma escolha de vida, fez algumas colocações para que nós, trabalhadoras em educação, reflitamos sobre nossa ação educadora independente do espaço onde atuamos:
  • “...as histórias não estão somente dentro dos livros, encontramos na música, no teatro, na arte plástica, nos tecidos... são outras artes que contam histórias também...”
  • “...não há educação sem arte e essa pratica não é só para os artistas, mas está na vida, a vida é uma arte...”
  • “...é urgente o afeto nas escolas, além do carinho é preciso transmitir o amor e o afeto pelo e no que se está fazendo...ter uma relação positiva entre o contador de histórias, o livro/objeto e o ouvinte...”
  • “...a subjetividade da arte, atinge a singularidade de quem está fazendo e interagindo com a arte...”
     E para finalizar ela falou que o “educador precisa ousar”. Então quem tiver interesse em conhecer o trabalho da autora Margarida Botelho pode acessar o sítio dela: Margarida Botelho.
     No decorrer do ano haverão outras personalidades do mundo literário que estarão no Projeto LeiturAção que tem como objetivo: a Formação de Leitores, a Formação de Mediadores de Leitura e a Ampliação do Acervo das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal. Acompanhe o Projeto quem tiver a oportunidade. Vale a Pena!




Alessandra Pereira Pedroso
Professora de Educação Infantil
Assessora Técnica CME/SL



quarta-feira, 13 de junho de 2012

CME/SL participando na II Conferência Municipal de Educação de São Leopoldo


     Os três Seminários preparatórios para a II Conferência, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho de 2012, contemplaram as temáticas: Consolidação da Gestão Democrática da Escola Pública, Tecnologia Educacional e Educação Tecnológica e Garantia de Aprendizagem para Todos e Todas. Estes assuntos também fazem parte da pauta de reuniões e dos trabalhos do CME/SL. Isso por acreditar na educação de qualidade para todos e todas, seja nas questões administrativas ou pedagógicas das entidades de educação que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo.
     É importante destacar que fazemos parte da Comissão Municipal Organizadora desse evento e todo o trabalho, da Comissão, é em prol da Educação Básica, seja para crianças, jovens ou adultos. Um evento desse porte contribui para a participação de toda a comunidade Leopoldense na busca de melhorias a favor de toda educação.
     As dicussões foram amplas e propositivas de forma a orientar toda a comunidade. Isso para proporcionar reflexões sobre as melhorias necessárias em prol da Educação Básica.



terça-feira, 5 de junho de 2012

CARAVANA DA UNCME RS - AMLINORTE

O CME/São Leopoldo esteve muito bem representado na Caravana da UNCME, em Capão da Canoa,  nos dias 24 e 25 de maio, na sede social do Capão da Canoa Futebol Clube.
Além da Mesa Diretora, composta por Fabiane Bitello, Presidenta, Angel@ Dillenburg, Vice-Presidenta, e as Secretárias Magda Kirsch e Rosalina Pereira, as Conselheiras Elivone Bueno, Luciene Samá e Rosane Santos prestigiaram o evento que teve ainda a participação da AMLINORTE, GRANPAL, ASMURC, ACENSUL E AMVRS-AMPARA.
De cara, nos emocionamos com a afinadíssima apresentação musical de Gláucia Gomes, que além de abrilhantar a abertura com a interpretação de voz e teclado do Hino Nacional Brasileiro, fez todo mundo cantar VIDA, e integrar todos os conselheiros presentes numa mesma sintonia, afinal o tema sobre o Plano Municipal de Educação a partir do Plano Nacional, não era tema tão fácil para muitos dos presentes que estão se apropriando do dia-a-dia do que é fazer um Sistema Municipal de Educação funcionar dentro de uma cidade. Marisa Tim Sari com muita propriedade nos mostrou o quanto é importante termos políticas de Estado para educação e não, somente políticas de governo, pois o grande problema é a continuidade e descompasso entre equipes que são substituídas.
Na manhã seguinte, as conselheiras leopoldenses já se sentiram mais comtempladas com o tema Sistemas e Rotinas Básicas dos CMEs, com Saionara Palharini - CME/Não-Me-Toque, apresentando de forma didática, tudo o que nós aprendemos a construir no nosso Conselho através de resoluções, pareceres e indicações.
Pela tarde, nós acostumadas com o folclore alemão e gauchesco, nos surpreendemos com a gurizada da EMEI Carrossel dançando o melhor da dança acoriana, com roupas, caras e bocas de profissionais, no palco da sede social do Clube de Capão.
Por fim, Adriana Paim de Almeida - CME/Bom Jesus e Marcelo Tavares - CME/Eldorado do Sul, nos falaram sobre PAR-PDE Interativo e Financiamento da Educação, que com certeza são temas que todos os educadores e demais integrantes das comunidades sociais devem se apropriar para construirmos uma educãção pública de qualidade e sustentabilidade. Gostei muito de ouvir falar em "comunidade educacional",  não apenas em "escolar", pois cada vez mais entendemos que o Conselho Municipal de Educação extrapolou o muro da escola, trazendo e levando novas perspectivas para nossas crianças e jovens.
Angela Isabel Beroth Dillenburg
Vice-presidente do CME/SL
Conselheira
Professora
Jornalista