quinta-feira, 21 de junho de 2012

Regional AMVRS –AMPARA


No dia 20 de junho de 2012, na cidade de Igrejinha, ocorreu a reunião mensal da Regional da UNCME-RS, na qual o CME/SL faz parte. Trata-se da AMVRS (Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos) e AMPARA (Associação dos Municípios do Paranhana). Nosso Colegiado foi representado pelas Conselheiras Fabiane Bitello, Rosalina Käfer Pereira e Caroline Kempfer Bianchini.
Além de São Leopoldo integrar esta Regional junto a outros municípios, participando efetivamente nas discussões, estudos, proposições que são levadas para a UNCME-RS, visando sempre qualificar a educação, também compomos a Coordenação desta como Vice Coordenadores. Desde 2011, quando Presidenta do CME/SL a professora Zaira Corneli, e atualmente, com a Presidenta Fabiane Bitello, estamos atuando na AMVRS-AMPARA.
Igrejinha acolheu seus visitantes com um teatro, com a narração e diálogos em alemão, chamado “O pequeno rei no porão”, preparado pelas professoras e alunos da Escola Municipal Olavo Bilac. Baseado no projeto de cultura alemã que, segundo a Secretária de Educação do Município, Sra. Liege, tem como objetivo preservar a identidade do povo alemão. Além disso, em sua fala de boas vindas, reforçou a importância das Secretarias e dos Conselhos trabalharem com respeito, responsabilidade, a luz da legislação na solução das situações que envolvem o Sistema Municipal de Ensino, sempre tendo como foco a educação.
Dentre alguns assuntos da pauta da reunião, destacamos:
-Relato da Caravana UNCME-RS, de Capão da Canoa, em que ocorreu a socialização de informações e avaliação do encontro. Tendo destaque as palestras da Professora Mariza Timm Sari (CEED), Conselheiro Marcelo Tavares (CME/Eldorado do Sul) e Conselheira Saionara Palharini (CME/Não-Me-Toque). O material da Caravana encontra-se no site da UNCME-RS.

- Rede de Apoio à Escola-RAE. Este tema tratou das formações que as Promotorias de Educação vem oferecendo para as  Secretarias de Educação, Saúde e Assistência, Conselhos Municipais de Educação, Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Conselho Tutelar, para atuar com ações concretas frente ao recebimento das fichas FICAI (Ficha de controle de aluno infrequente), pensando e agindo a nível de rede de proteção, na diminuição da evasão escolar.
- Formação Pró Conselho, que ocorrerá no próximo ano, mas as inscrições já estão sendo feitas, via Secretaria Municipal de Educação. Seu propósito é instrumentalizar e qualificar os Conselheiros de educação, iniciando com as leituras e debate em cada CME do material de estudos que já foi enviado aos municípios ou está disponível no site do MEC.
-Divulgação do III Encontro Estadual da UNCME-RS, que ocorrerá dias 20 e 21 de agosto de 2012, no Auditório Dante Barone-Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Terá como temática: Resolução CNE/CEB nº 007/2010; Revisão Estatutária da UNCME-RS; e levantamento das Cartas do FECME-RS e UNCME-RS.
-Divulgação do XXII Encontro Nacional UNCME. Ocorrerá na cidade de Gramado, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2012.


Texto de Caroline Kempfer Bianchini, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Conselheira de Educação e Assessora Técnica do CME/SL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário