terça-feira, 5 de junho de 2012

CARAVANA DA UNCME RS - AMLINORTE

O CME/São Leopoldo esteve muito bem representado na Caravana da UNCME, em Capão da Canoa,  nos dias 24 e 25 de maio, na sede social do Capão da Canoa Futebol Clube.
Além da Mesa Diretora, composta por Fabiane Bitello, Presidenta, Angel@ Dillenburg, Vice-Presidenta, e as Secretárias Magda Kirsch e Rosalina Pereira, as Conselheiras Elivone Bueno, Luciene Samá e Rosane Santos prestigiaram o evento que teve ainda a participação da AMLINORTE, GRANPAL, ASMURC, ACENSUL E AMVRS-AMPARA.
De cara, nos emocionamos com a afinadíssima apresentação musical de Gláucia Gomes, que além de abrilhantar a abertura com a interpretação de voz e teclado do Hino Nacional Brasileiro, fez todo mundo cantar VIDA, e integrar todos os conselheiros presentes numa mesma sintonia, afinal o tema sobre o Plano Municipal de Educação a partir do Plano Nacional, não era tema tão fácil para muitos dos presentes que estão se apropriando do dia-a-dia do que é fazer um Sistema Municipal de Educação funcionar dentro de uma cidade. Marisa Tim Sari com muita propriedade nos mostrou o quanto é importante termos políticas de Estado para educação e não, somente políticas de governo, pois o grande problema é a continuidade e descompasso entre equipes que são substituídas.
Na manhã seguinte, as conselheiras leopoldenses já se sentiram mais comtempladas com o tema Sistemas e Rotinas Básicas dos CMEs, com Saionara Palharini - CME/Não-Me-Toque, apresentando de forma didática, tudo o que nós aprendemos a construir no nosso Conselho através de resoluções, pareceres e indicações.
Pela tarde, nós acostumadas com o folclore alemão e gauchesco, nos surpreendemos com a gurizada da EMEI Carrossel dançando o melhor da dança acoriana, com roupas, caras e bocas de profissionais, no palco da sede social do Clube de Capão.
Por fim, Adriana Paim de Almeida - CME/Bom Jesus e Marcelo Tavares - CME/Eldorado do Sul, nos falaram sobre PAR-PDE Interativo e Financiamento da Educação, que com certeza são temas que todos os educadores e demais integrantes das comunidades sociais devem se apropriar para construirmos uma educãção pública de qualidade e sustentabilidade. Gostei muito de ouvir falar em "comunidade educacional",  não apenas em "escolar", pois cada vez mais entendemos que o Conselho Municipal de Educação extrapolou o muro da escola, trazendo e levando novas perspectivas para nossas crianças e jovens.
Angela Isabel Beroth Dillenburg
Vice-presidente do CME/SL
Conselheira
Professora
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário