terça-feira, 19 de junho de 2012

Audiência Pública da Educação Infantil na Assembleia Legislativa


Na Assembleia Legislativa, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CEDCT) realizou no dia 19 de junho audiência pública para debater a Educação Infantil na rede privada de todo o Estado. A audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, Sinpro-RS.

O encontro foi conduzido pela Deputada Estadual Ana Affonso e contou com a participação do diretor do Sinpro-RS, Celso Stefanoski, traçou um panorama da situação das escolas privadas que atendem crianças no Estado. “A maioria das escolas funciona sem autorização dos conselhos e órgãos estaduais. Dados do Dieese mostram um crescimento de 92% das escolas privadas de educação infantil de 2010 à 2011. Na falta de investimento do poder público municipal, proliferam escolas de educação infantil privadas, sem condições físicas adequadas, sem professores qualificados, escolas que são meros negócios". Além de frisar que "A educação infantil não pode viver de aparências e não valorizar quem ensina”.

Estiveram também presentes a Senhora Susana Fogliatto, Presidenta do Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do RS (Sindicreche), a Presidenta do CEED, representante do CME/POA e o Coordenador Estadual da UNCME-RS, professor Diego Tormes, que entre outros aspectos ponderou: “O papel do Conselho de Educação é interpretar a norma para aplicá-la na prática. A morosidade, questionada aqui, pode ser creditada à visão que algumas entidades têm dos CMEs. Deve se ter cuidado quando se critica órgãos sérios do RS e não se sabe a responsabilidade que estes órgãos têm. No que diz respeito à autorização para funcionamento, critérios minuciosos devem ser seguidos sim, garantindo a qualidade da oferta!”, enfatizou.

A Deputada Estadual Ana Affonso falou da importância dos CMEs e ressaltou as atividades do CME/SL, que também este presente nesta audiência representado por sua Presidenta, professora Fabiane Bitello, pois para ela este Conselho tem uma caminhada exemplar no que tange ao pequeno período de real funcionamento e as conquistas já realizadas frente ao Sistema Municipal de Ensino! “Esta valorização dos trabalhos deste Colegiado se devem a cada um e cada uma que compõe o CME/SL!” - afirma a Presidenta Fabiane.


Fonte de parte do texto: Assembleia Legislativa do RS
Foto: Galileu Oldenburg | Agência ALRS

Legenda: Audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia para debater a educação infantil na rede privada de todo o estado, quanto aos aspectos de falta de autorização dos conselhos de educação para o seu funcionamento e das precárias condições físicas e de trabalho destas escolas. Solicitado pelo Sinpro-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário