sexta-feira, 15 de junho de 2012

Abertura do LeiturAção


     No dia 05 de junho de 2012, ocorreu a abertura da formação continuada chamada Projeto LeiturAção. Neste evento a escritora convidada foi Margarida Botelho, uma portuguesa que viaja o mundo realizando projetos de literatura e arte.
     A autora e artista educadora, além de falar da sua trajetória de vida, pois disse que esse trabalho foi uma escolha de vida, fez algumas colocações para que nós, trabalhadoras em educação, reflitamos sobre nossa ação educadora independente do espaço onde atuamos:
  • “...as histórias não estão somente dentro dos livros, encontramos na música, no teatro, na arte plástica, nos tecidos... são outras artes que contam histórias também...”
  • “...não há educação sem arte e essa pratica não é só para os artistas, mas está na vida, a vida é uma arte...”
  • “...é urgente o afeto nas escolas, além do carinho é preciso transmitir o amor e o afeto pelo e no que se está fazendo...ter uma relação positiva entre o contador de histórias, o livro/objeto e o ouvinte...”
  • “...a subjetividade da arte, atinge a singularidade de quem está fazendo e interagindo com a arte...”
     E para finalizar ela falou que o “educador precisa ousar”. Então quem tiver interesse em conhecer o trabalho da autora Margarida Botelho pode acessar o sítio dela: Margarida Botelho.
     No decorrer do ano haverão outras personalidades do mundo literário que estarão no Projeto LeiturAção que tem como objetivo: a Formação de Leitores, a Formação de Mediadores de Leitura e a Ampliação do Acervo das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal. Acompanhe o Projeto quem tiver a oportunidade. Vale a Pena!




Alessandra Pereira Pedroso
Professora de Educação Infantil
Assessora Técnica CME/SL



Nenhum comentário:

Postar um comentário