No dia 12 de dezembro o Colegiado realizou um Almoço de Confraternização. O momento foi de descontração e revelação da Amiga Secreta. Assim iniciou o encerramento do ano de 2012, celebrando as conquistas e reforçando o compromisso pela e com a Educação.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Professora Juliana Fogaça Garbin relata o Projeto Seguindo em Frente da E.M.E.F. João B. M. Goulart na Unisinos
Eu Juliana Fogaça Garbin, professora do “Projeto Seguindo em Frente” da escola João Goulart e supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID de matemática fui convidado pela Coordenadora de Matemática Rosane Wolff do PIBID, para participar no dia 10 de novembro da Formação PIBID aos Bolsistas de todas as Licenciaturas e seus Coordenadores de área. Além dos bolsistas, estavam presentes representantes da Smed e da Coordenadoria Regional de Educação.
Como Supervisora do PIBID da matemática em nossa escola, expliquei como o projeto foi idealizado, ou seja, da preocupação da Equipe Diretiva em corrigir o fluxo escolar (alunos com distorção idade/série), alunos que reprovavam ano após ano na mesma série, com mais de 15 anos, pelos seguintes motivos: evasão, indisciplina, dificuldades na aprendizagem, desinteresse, desmotivados, desacreditados, com a auto-estima baixíssima... enfim alunos, que se tornaram fracassados em sua vida escolar!
Expliquei aos colegas como nosso trabalho é realizado em sala de aula e do quanto nosso vínculo afetivo é grande junto às turmas, principalmente eu como professora de matemática e da Professora Renata Garcia Marques professora de Português, pois temos com eles a maior carga horária de trabalho. Sem falar na grande parceria de trabalho que temos juntas, da paixão pelos alunos e pelo trabalho desenvolvido!
Levei dois representantes das turmas do “Projeto Seguindo em Frente”, para que pudessem falar das suas vivências escolares anteriores ao Projeto e de como eles estão agora, o que mudou em suas aprendizagens... E o que mais posso destacar em suas falas é que: “no Projeto Seguindo em Frente nossas aprendizagens são significativas, contextualizadas, que as professoras valorizam o aluno, dão atenção a eles, pode-se perguntar quantas vezes for necessário que elas não se negam a explicar... acreditam em nós!!! Agora sabemos que somos capazes... esse projeto mudou nossas vidas!!!!”
É muito gratificante ver os resultados do nosso trabalho, e sentir os alunos realizados, porque aprenderam de fato! Agora valorizam a escola de verdade!
Após a explanação dos alunos, dos bolsistas que acompanham este trabalho e da minha, no Auditório Central da Unisinos os alunos foram aplaudidos e parabenizados! Sentiram-se ainda mais capacitados, totalmente confiantes e voltaram à escola mais motivados e levando outros nessa mesma energia vibratória de EU CONSIGO, EU POSSO, EU VOU CONSEGUIR...
Juliana Fogaça Garbin
Professora de Matemátia
E.M.E.F João B. M. Goulart
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
CEINC divide experiências com o CMPCD-NH
No dia 11 de dezembro as conselheiras Rosalina M.K. Pereira e Inês Riter representaram a Comissão de Educação Inclusiva – CEINC juntamente com a presidenta Fabiane Bitello e assessora Alessandra P. Pedroso, participaram de uma reunião com os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo – CMPCD – SL para contar como ocorreu seus trabalhos até então realizados. Entre as atribuições realizadas foram relatadas a construção do Fórum de Educação Inclusiva do Município – FEINC e Normatizar as Diretrizes relativas à Educação das Relações Étnico-raciais e ao Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Muitas ideias surgiram durante as discussões e novos encontros ficaram pré-agendados para 2013 a fim de garantir a Educação Inclusiva.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Encerramento e Premiação da Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Uma festa com banda e prêmios marcou a finalização da etapa municipal da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o Futuro, em São Leopoldo/RS. Um livro com a publicação dos melhores textos concorrentes; um passeio pela Rota Romântica para 25 alunos, produtores dos melhores textos, e os respectivos professores; dois note-books sorteados entre os professores e os alunos primeiros colocados são os itens componentes da premiação.
As premiadas com os note-books foram:
a) aluna do João Belchior Marques Goulart: Larissa Stenhaus Racort;
b) professora do Olímpio Vianna Albrecht :Marlene Maria BarazettiO financiamento dessa conquista se deu pela união de esforços da SMED, do Instituto Martim Pescador e da EMPRESA STIHL.
a) aluna do João Belchior Marques Goulart: Larissa Stenhaus Racort;
b) professora do Olímpio Vianna Albrecht :Marlene Maria BarazettiO financiamento dessa conquista se deu pela união de esforços da SMED, do Instituto Martim Pescador e da EMPRESA STIHL.
A intenção era a de premiar os alunos que se destacaram na sua participação desde a fase escolar. Além disso, queríamos homenagear, de modo especial, o aluno Júlio César Mendes Machado e sua professora Daniela Corrêa da Silva, classificados para a etapa semifinalista, cujo encontro regional ocorreu em Fortaleza nos dias 20, 21 e 22 de novembro próximo passado.
Este agraciado é um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental e estuda na EMEF Dilza Flores Albrecht. Seu poema, Minha vida no meu lugar, acabou levando-o à etapa de julgamento municipal e daí à etapa estadual. Assim, mais uma vez nosso município chegou até a etapa semifinalista.
A Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o Futuro é um programa que procura promover a cidadania do aluno via desenvolvimento da leitura e da escrita, pois se acredita que, assim, o indivíduo esteja se preparando para a prática de uma língua em uso, em que os gêneros textuais se fazem presentes e lhe possibilitam sua interação social, bem como seu crescimento pessoal.
A base teórica oferece ao aluno múltiplos exemplos dos gêneros que fazem parte do concurso, como poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. Posteriormente, por meio de uma sistematização planejada pelo professor e seus alunos, eles realizam paulatinamente uma sequência didática, para realizar todas as fases desse aprendizado, sem deixar de lado avaliações frequentes, retomadas e a valorização do conhecimento já dominado pelos discípulos.
Desse modo, um ensino atualizado, com fundamento em teóricos como Dolz e Schneuwly, além de estudiosos da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, do CENPEC, se faz presente no material distribuído aos professores, para ser posto em prática junto aos alunos. Então, queremos dizer que entrar neste concurso requer esforço e resulta atualização. Além disso, as normas que regulamentam a competição também fecham a temática do assunto e o aluno tem que se ater ao lugar onde vive. Trata-se, assim, de mais uma oportunidade de esse olhar voltar-se para sua localidade, para conhecê-la mais e valorizar seus saberes.
Desse modo, se faz necessário o registro do trabalho dos grupos inscritos na Olimpíada, pois o significado de um projeto desses, desenvolvido em sala de aula das escolas públicas do país inteiro, merece espaço em outros suportes para ser comunicado para muitos leitores.
Cabe ainda referir que o depoimento da professora semifinalista revela a mudança e o crescimento do aluno semifinalista de 2012, de São Leopoldo. Com isso, aumenta nossa crença de que vale a pena desenvolvermos nosso trabalho junto à Coordenação Municipal da Olimpíada até nos anos ímpares, a fim de, nos anos pares, incentivarmos e apoiarmos a realização dessa competição que é mais do que um concurso.
Texto de Juraci Benta Moehlecke, Coordenadora Municipal da Olimpíada em São Leopoldo
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Divulgação do Documento Final da II Confência Municipal de Educação de São Leopoldo
No dia 22 de novembro a Comissão Organizadora Municipal da II Confência Municipal de Educação de São Leopoldo encerrou seus trabalhos ao entregar o Documento Final à Secretária de Educação. Foram muitos meses de trabalhos e diálogos, ou seja, um trabalho pautado na Democracia.
Acesse os links para ler na íntrega o Documento final e seus Anexos:
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
I Seminário do Educas - Unisinos
Na noite do dia 20 de novembro ocorreu a palestra sobre IN/EXCLUSÃO: AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM no I Seminário do Educas - Unisinos. A presidenta do CME/SL, conselheira Fabiane Bitello, representou o colegiado e palestrou sobre as normativas, nacional e municipal, para o funcionamento do Bloco Pedagógico que visa alfabetizar os estudantes até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Tema que ainda gera dúvidas, anseios e receios. Devido a isso, na sua fala estava presente a formação que o MEC realizará para os docentes que estão trabalhando nesses três primeiros anos a fim de qualificar o ensino.
Para acessar a apresentação entre no link: Apresentação - Normativa para o Bloco Pedagógico
Encontro Musical
No dia 20 de novembro de 2012, houve o encontro da Comissão de Ensino Fundamental - CENF com a Coordenadora da Licenciatura de Música, Professora Laura Schmidt Silva, da EST. Neste encontro foi reforçada a parceria com o CME/SL e foi apresentada a minuta da Resolução da Música que: "Torna obrigatório o ensino da Música no componente curricular - Arte, nas Escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo".
O objetivo do encontro foi alcançado plenamente, trocamos ideias e tiramos dúvidas quanto ao ensino da Música.
- Maria Izabel Beringer
- Professora
- Assessora Técnica CME/SL
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
O CME/SL participará do I Seminário do EDUCAS que ocorerrá na próxima semana
20/11 -Mesa-Redonda - Horário: 19:30 - 22:30
“A reprovação escolar em debate: desafios para pensar os processos de In/exclusão”
Integrantes da Mesa: Dra. Rejane Ramos Klein, Fabiane Bitello, Ms Melissa Hickmann Müller e Miriã Zimmermann da Silva.
“A reprovação escolar em debate: desafios para pensar os processos de In/exclusão”
Integrantes da Mesa: Dra. Rejane Ramos Klein, Fabiane Bitello, Ms Melissa Hickmann Müller e Miriã Zimmermann da Silva.
21/11 - Mini-cursos - Horário: 19:30 - 22:30
1. Múltiplos olhares sobre as posições de não aprendizagens
2. O serviço de apoio e os motivos de encaminhamentos das escolas
3. A in/exclusão: problematizações sobre a diferença na escola
Local: CCIAS – Centro de Cidadania e Ação Social (Antiga Sede da UNISINOS)
Acesse aqui para: Inscrições
Apoio: Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão – GEPI/UNISINOS/CNPQ
Curso de Pedagogia/UNISINOS
Evento Gratuito – Será fornecido certificado aos participantes.
Para outras informações acesse: I Seminário EDUCAS
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Plenária Ordinária Festiva aos 40 anos de Criação do CME/SL
No dia 13 de outubro o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL comemorou 40 anos de Criação que foi festejado na Plenária Ordinária Festiva no dia 31 do mesmo mês. Os convidados foram recepcionados ao embalo da MPB. O evento foi abrilhantado com uma apresentação artística do músico Jeremias Dillenburg e deixando assim mais aconchegante este momento tão importante para o Conselho.
O evento foi prestigiado pelos atuais conselheiros, pelo ex-conselheiros e autoridades como a Deputada Estadual, Sra.Ana Affonso, o Prefeito Municipal, Sr. Ary Vanazzi, a Secretária Municipal de Educação, Sra. Leocádia Schoffen e a Presidenta do CME/Esteio e Vice-Coordenadora da UNCME/RS, Sra. Sílvia Heissler. Todos, em suas falas parabenizaram o Colegiado, relembraram momentos marcantes da história de luta e conquista deste órgão que busca incansavelmente uma Educação de Qualidade para os/as Cidadãos/ãs Capilés. Todos e todas receberam como lembrança um boton com o Selo Comemorativo que ilustra o tempo de criação: 40 anos.
A Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello, após acolher aos presentes relatou um pouco do trabalhado do CME/SL, desde a sua criação até o presente momento. Acolhida realizada, então foi o momento que homenagear a estudante Franciele Oliveira Brandão e o diretor Sr. Cláudio da E.M.E.F. João B.M. Goulart pelo envio da arte/sugestão para o referido Selo Comemorativo. Além da homenagem a aluna recebeu uma camiseta com o Selo Bordado e um Certificado de Reconhecimento.
A Presidenta, Conselheira Fabiane Bitello, após acolher aos presentes relatou um pouco do trabalhado do CME/SL, desde a sua criação até o presente momento. Acolhida realizada, então foi o momento que homenagear a estudante Franciele Oliveira Brandão e o diretor Sr. Cláudio da E.M.E.F. João B.M. Goulart pelo envio da arte/sugestão para o referido Selo Comemorativo. Além da homenagem a aluna recebeu uma camiseta com o Selo Bordado e um Certificado de Reconhecimento.
Além da apresentação dos trabalhos em geral do CME/SL, as Comissões foram apresentadas com um breve histórico e os trabalhos atuais. A Conselheira Magda Kirsch apresentou a Comissão de Educação Infantil – CEI. A conselheira Cristiane Mainardi a Comissão de Ensino Fundamental – CENF e a conselheira Estélen Wolff apresentou a Comissão de Educação Inclusiva – CEINC e a conselheira Inês Ritter leu um poema para abrilhantar a apresentação: Inclusão e Amor, de Vânia de Castro e Ari Vieira.
Após a breve apresentação das Comissões, as escolas credenciadas e autorizadas pelo CME/SL que não apresentavam pendências, receberam das mãos das conselheiras, Caroline Bianchini, Cristiane Mainardi e Karen Hoeltgebaum, os Certificados de Credenciamento e Autorização de Funcionamento e assim poderem expor que a entidade educacional está regularizada conforme normatização deste Colegiado.
Para finalizar a Plenária Festiva foi registrada com uma foto com todas as pessoas presentes.
CME/SL palestrando sobre Educação Infantil
No dia 24 de outubro o CME/SL esteve presente numa formação para professores da Rede Municipal de Eldorado do Sul/RS. A presidente do Colegiado Capilé, conselheira Fabiane Bitello, foi quem o representou falando sobre as Leis que regem a Educação Infantil. Mais uma vez São Leopoldo contribui para e na formação de pessoas envolvidas com a Educação e na busca pela Qualidade.
Para saber acesse: O olhar pedagógico para as ações cotidianas na Educação Infantil
Minuta e Contribuições recebidas pela Comissão Muncipal de Revisão da Lei Municipal de Gestão Democrática nº 6.134/2006
Relação das contribuições à "Minuta da Lei de Gestão Democrática" recebidas pela Comissão Municipal de Revisão da Lei 6.134/2006.
O texto elaborado pela Comissão Municipal de Revisão da Lei de Gestão Democrática ficou à disposição das Comunidades Escolares para contribuições.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
XXII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME
Do dia 17 a 19 de outubro ocorreu em Gramado/RS o XXII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação. Evento destinado a formação dos conselheiros municipais pautado no “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação”.
No dia 17 a Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho de Gramado deu as boas vindas aos presentes com sua apresentação musical, assim como as danças tradicionalistas apresentadas pelo CTG Querência de Canela/RS abrilhantaram o início do evento. Após tivemos a palestra sobre “Direito à Educação: Sistema Nacional e Planos de Educação” com o Professor Alípio Casali da PUC de São Paulo.
Na sequência, a palestra foi sobre os “Desafios da Educação Infantil” com a Rita Coelho – Coordenadora da Educação Infantil – SEB/MEC e Simone dos Santos Albuquerque – Representante do MIEIB.
Na parte da tarde a formação ficou a cargo da Sra. Maria Ieda Nogueira – Presidenta da UNCME Nacional que falou como um Conselho Municipal de Educação precisa se organizar e articular para atingir o objetivo maior: garantir a educação para todos e com qualidade.
No último dia do evento, dia 19, os trabalhos foram a realização de quatro palestras, que ocorram concomitantemente. Os temas e palestrantes foram os seguintes:
“O Papel do CME no sistema de ensino e formação dos conselheiros” com Genuíno Bordignon – Ex-professor da Univeridade de Brasília e Clélia Santos – Coordenadora Geral de Redes Públicas – SEB/MEC;
“Educação de Jovens e Adultos: políticas públicas necessárias”, com Analise da Silva – Fórum EJA;
“Direito à Diversidade: princípio constitucional”, com Nilma Gomes – Conselho Nacional de Educação - CNE.
“Colaboração entre os órgãos normativos: caminhos da prática”, com José Fernandes de Lima – Presidente do CNE, Marisa Timm Sari – Consultora em Educação e Francisca Silva – Presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação.
À tarde houve o relato a todos os presentes das palestras acima elencadas e discussão e aprovação da Carta de Compromissos UNCME. Para finalizar foi referendado que o próximo encontro será em Salvador/BA.
Para saber mais acesse: Facebook do Encontro
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Expediente do CME/SL
Nos dias 17, 18 e 19 de outurbro a sede do CME/SL estará sem expediente. Conselheiras e assessoras estarão em formação no XXII Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME em Gramado/RS.
No dia 22 de outubro o atendimento retorna ao horário normal: das 8h às 12h
das 13h às 17h.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Dia 13 de outubro o CME/SL comemora seus 40 anos de criação!
No próximo dia 13 de outubro o CME/SL completará 40 anos de criação. Para comemorar este fato estamos divulgando o Selo Comemorativo que foi criando apartir de uma sugestão de estutante da Rede Municipal de Educação. Na Plenária Ordinária Festiva do dia 31 do corrente mês será realizada toda a divulgação sobre a Arte/Sugestão e o Selo Comemorativo.
Arte/Sugestão |
Selo Comemorativo |
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
CME recebe as Artes para o Selo Comemorativo aos 40 anos!
No dia 26 de setembro foi apresentado ao Colegiado as Artes/Sugestões para o Selo Comemorativo aos 40 anos de Crianção do CME/SL. Durante a Plenária Ordinária uma Arte, através de voto aberto, foi escolhida, e será apresentada neste blog no próximo dia 11. A próxima Plenária Ordinária será Festiva, momento em que o Selo será apresentado a toda comunidade.
As sugestções também podem ser vistas no link:Artes
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Escolas Qualificadas
Ao falar em Educação logo pensamos em responsabilidade: com o outro, com o futuro, com a sociedade. Mas, falar e refletir sobre a Educação Infantil me parece ainda mais sério, uma vez que nesta primeira etapa da Educação Básica são os pequenos que estão sob a responsabilidade de instituições e dos seus profissionais. Um trabalho responsável e comprometido remete a escolas pensadas para eles viverem plenamente esta fase, ouvindo e contando histórias, produzindo e conhecendo arte, assistindo e produzindo dramatizações, ouvindo e fazendo música, falando suas opiniões e sendo ouvidos, brincando, sendo acolhidos, aprendendo e recebendo cuidados.
A responsabilidade com estas crianças é enorme, e já não é mais só das famílias. Uma vez que elas começam a frequentar a Educação Infantil o compromisso é de todos que estão envolvidos com a instituição, professores, diretoras, pedagogas, nutricionistas, auxiliares, merendeiras, enfim, e também do Conselho Municipal de Educação - CME.
Assim, escolher a escola ideal para matricular um filho não é tarefa simples, pois é necessário observar o ambiente, higiene, conforto, materiais pedagógicos, brinquedos, segurança, profissionais, entre outros aspectos que para as famílias sejam importantes. Ter Proposta Pedagógica clara, coerente com a realidade, é fundamental para o andamento do trabalho. Além disso, perceber se os alunos estão felizes no ambiente também é importante, pois se realizam atividades prazerosas e significativas, refletem isso em suas atitudes.
Educar e cuidar são aspectos inseparáveis na Educação Infantil, as aprendizagens são muitas, desde a escovação dos dentes, alimentação, artes plásticas, visuais e musical, e brincar, é claro, pois assim aprendem muito. Unido a tudo isso, uma escola qualificada precisa estar regularizada, autorizada e credenciada.
Possuir autorização para o funcionamento é requisito básico para a escolha da escola, visto ser uma garantia de que a instituição possui o pedagógico estruturado. E, ser credenciada representa possuir espaços adequados para que as crianças sejam atendidas. Mas quem credencia e autoriza as Escolas Infantis em São Leopoldo? O Conselho Municipal de Educação!
Desde 2007, quando se instituiu o Sistema Municipal de Ensino, esta autonomia foi possível, pois antes as instituições de ensino dependiam de autorização do Conselho Estadual e o processo era lento, atualmente, ao entrar no CME/SL leva no máximo 2 anos.
Para a escola chegar a receber seu credenciamento e autorização de funcionamento deve estar de acordo com uma série de exigências: ter Alvarás de Localização, Vigilância Sanitária e dos Bombeiros; estar estabelecida em prédio de alvenaria; ter mobiliário e recursos pedagógicos adequadas para a Educação Infantil; possuir Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar; oferecer acessibilidade; e possuir quadro de recursos humanos, com profissionais habilitados em todas as turmas.
Refletir sobre Educação Infantil e sobre a escolha de uma escola para seu filho é uma tarefa de responsabilidade. Então, com este texto não pretendo interferir nas escolhas das famílias, porque cada uma tem as suas concepções, mas como mãe, professora e conselheira de educação me sinto responsável em expressar o que considero importante para que as instituições de ensino sejam de qualidade, com atendimento responsável e respeitoso para com as crianças.
A responsabilidade com estas crianças é enorme, e já não é mais só das famílias. Uma vez que elas começam a frequentar a Educação Infantil o compromisso é de todos que estão envolvidos com a instituição, professores, diretoras, pedagogas, nutricionistas, auxiliares, merendeiras, enfim, e também do Conselho Municipal de Educação - CME.
Assim, escolher a escola ideal para matricular um filho não é tarefa simples, pois é necessário observar o ambiente, higiene, conforto, materiais pedagógicos, brinquedos, segurança, profissionais, entre outros aspectos que para as famílias sejam importantes. Ter Proposta Pedagógica clara, coerente com a realidade, é fundamental para o andamento do trabalho. Além disso, perceber se os alunos estão felizes no ambiente também é importante, pois se realizam atividades prazerosas e significativas, refletem isso em suas atitudes.
Educar e cuidar são aspectos inseparáveis na Educação Infantil, as aprendizagens são muitas, desde a escovação dos dentes, alimentação, artes plásticas, visuais e musical, e brincar, é claro, pois assim aprendem muito. Unido a tudo isso, uma escola qualificada precisa estar regularizada, autorizada e credenciada.
Possuir autorização para o funcionamento é requisito básico para a escolha da escola, visto ser uma garantia de que a instituição possui o pedagógico estruturado. E, ser credenciada representa possuir espaços adequados para que as crianças sejam atendidas. Mas quem credencia e autoriza as Escolas Infantis em São Leopoldo? O Conselho Municipal de Educação!
Desde 2007, quando se instituiu o Sistema Municipal de Ensino, esta autonomia foi possível, pois antes as instituições de ensino dependiam de autorização do Conselho Estadual e o processo era lento, atualmente, ao entrar no CME/SL leva no máximo 2 anos.
Para a escola chegar a receber seu credenciamento e autorização de funcionamento deve estar de acordo com uma série de exigências: ter Alvarás de Localização, Vigilância Sanitária e dos Bombeiros; estar estabelecida em prédio de alvenaria; ter mobiliário e recursos pedagógicos adequadas para a Educação Infantil; possuir Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar; oferecer acessibilidade; e possuir quadro de recursos humanos, com profissionais habilitados em todas as turmas.
Refletir sobre Educação Infantil e sobre a escolha de uma escola para seu filho é uma tarefa de responsabilidade. Então, com este texto não pretendo interferir nas escolhas das famílias, porque cada uma tem as suas concepções, mas como mãe, professora e conselheira de educação me sinto responsável em expressar o que considero importante para que as instituições de ensino sejam de qualidade, com atendimento responsável e respeitoso para com as crianças.
Este artigo foi publicado no Jornal Vale dos Sinos, Coluna Opnião, no dia 27.09.2012.
Caroline Kempfer Bianchini
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental,
Conselheira Municipal de Educação,
Assessora Técnica do CME/SL.
Caroline Kempfer Bianchini
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental,
Conselheira Municipal de Educação,
Assessora Técnica do CME/SL.
Escolha da Sugestão do Selo Comemorativo aos 40 anos do CME/SL
Na tarde do dia 26 de setembro foi realizada a escolha da arte/sugestão para o Selo Comemorativo do CME/SL. Ao total foram 31 sugestões enviados ao Colegiado, mas somente 29 puderam entrar na votação, pois os outros não atenderam os requisitos pré-estabelecidos.
A divulgação será realizada neste blog no dia 11 de outubro em virtude do aniversário do Conselho que é no dia 13 do referido mês. Na última quarta-feira do mês de outubro, será realizada uma Plenária Ordinária Festiva, momento que será apresentado o Selo Comemorativo e seu/sua autor(a). Mais próximo da data será realizada uma ampla divulgação do evento.
Contaremos com a participação de todos e todas!
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Plenária Extraordinária na E.M.E.F. João B.M. Goulart: Uma forma de realizar o Magistério
Na tarde do dia 18 de setembro, na E.M.E.F. João Goulart, o CME/SL realizou uma Plenária Extraordinária para uma explanação por parte da Equipe diretiva, professores e alunos. O momento foi para falar sobre as estratégias utilizadas para o aprendizado que resultou no avanço dos anos finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2011. Estavam presentes o Colegiado do CME/SL, a Secretária Municipal de Educação - Smed e representantes da Secretaria, a comunidade escolar, representantes do ensino superior do município e professores da Rede Municipal de Ensino – RME.
A presidenta do CME/SL, Conselheira Fabiane Bitello, após dar as boas vindas a todos e todas, falou da importância de fazer um comparativo dos resultados de cada escola, isso para ver a evolução de forma individual, já que as metas dadas pelo Ministério da Educação – MEC são individuais levando em conta o primeiro resultado obtido no IDEB. Mas falou que, os resultados não traduzem na íntegra todos os esforços realizados para as devidas melhorias, porém se tem ciência que estão em construção para o avanço da aprendizagem, e a melhora nos índices será consequência, sejam no âmbito nacional ou municipal. Na sequência a Equipe Diretiva, professoras e alunos falaram um pouco do trabalho pedagógico realizado pela escola e pontuarem as seguintes ações:
- Professores acreditaram e acreditam no projeto apresentado pela Equipe Diretiva que está na Gestão;
- Utilizam o esporte com e para os alunos afim de alcançarem um nível satisfatório de comprometimento e aprendizagem;
- Auxilio pedagógico, estrutural e profissional por parte da Smed, pois tem muitos projetos enviados pela Secretaria;
- A escola tem projetos próprios;
- No Mais Educação tem quinhentos e quatorze (514) alunos participando;
- Participação da Comunidade Escolar em toda a escola;
- A Escola acredita que todos podem apreender;
- Possui turmas do projeto Seguindo em Frente, para acabar com a distorção ano/série-ano;
- A Escola possui salas de recursos múltiplos;
- Supervisoras envolvidas com a aprendizagem e questões disciplinares fica a cargo da Direção;
- Família assume juntamente com a Escola os desafios;
- Atividades de integração entre as turmas sem distorção e as com distorção para acabar com o preconceito;
- Valorização do crescimento individual: primeiro o elogio, após se chama a atenção quando necessário;
- Parceria com a sociedade civil;
- CRAS e Conselho Tutelar são parceiros no resgate social das famílias;
- Reorganização do Currículo para o professor repensar suas práticas;
- Uma meta para o próximo ano é que os professores terão que ir até a casa dos alunos para conhecerem a realidade de cada um para que o trabalho tenha ainda mais efeitos positivos.
Para encerrar o encontro a presidenta do CME/SL disse que o Projeto “Seguindo em Frente” é uma política de governo, mas que o debate e o trabalho deste Colegiado é transformá-lo em Política Pública.
Acesse o link para ver os gráficos com os resultados de cada escola: IDEB 2011
Em breve faremos um Boletim Informativo Extra com tema exclusivo sobre a E.M.E.F. João B. M. Goulart e seus trabalhos.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Plenária Extraordinária na E.M.E.F. João Goulart
O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Plenária Extraordinária que Debaterá as Estratégias utilizadas pela E.M.E.F. João Belchior Marques Goulart para o grande salto do IDEB a realizar-se no dia:
18 de setembro de 2012, às 14 h , no Auditório da Escola – Avenida Leopoldo Wasun, s/nº, Vila Brás, – São Leopoldo.
18 de setembro de 2012, às 14 h , no Auditório da Escola – Avenida Leopoldo Wasun, s/nº, Vila Brás, – São Leopoldo.
* O Certificado de participação será enviado posteriormente.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
MINUTA DA NOVA LEI DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL faz parte da Comissão Municipal de Revisão da Lei Municipal nº 6.134/2006, que " Dispõe sobrea Gestão Democrática do ensino público municipal de São Leopoldo e dá outras providências." A Minuta da Nova Lei de Gestão Democrática está disponível neste no Portal da Smed e neste Blog para análise e contribuição de toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino - RME de São Leopoldo.
As contribuições poderão ser realizadas das seguintes formas:
1. Assembleia dos Gestores Escolares – Será realizada as 19 horas do dia 18 de setembro, na EMEF Irmão Weibert, assembleia dos membros de Equipes Diretivas das Escolas Municipais para levantar contribuições que possam aperfeiçoar o texto;
2. Assembleias dos Conselheiros Escolares – Serão realizadas as 19 horas do dia 24 de setembro, na EMEF Irmão Weibert, assembleias, simultâneas e em separado, dos quatro segmentos que integram os Conselhos Escolares das Escolas Municipais. Para a preparação destas assembleias, solicitamos que cada Conselho Escolar promova no âmbito de sua Escola, entre 11 e 19 de setembro, assembleias gerais com os diversos segmentos da comunidade escolar e local para levantar contribuições que possam aperfeiçoar o texto em elaboração;
3. Reunião do Conselho Político Sindical – O CEPROL-Sindicato promoverá reunião dos professores municipais para discutir este tema, em data, horário e local a ser oportunamente divulgado pela entidade;
4. Envio de contribuições por e-mail – Além das assembleias programadas, qualquer membro de Comunidade Escolar da rede municipal poderá enviar à Comissão, até 05 de outubro, sua contribuição através do e-mail comissaogd.relator@saoleopoldo.rs.gov.br;
5. Audiência Pública – Após receber e sistematizar as contribuições apresentadas nas assembleias acima, enviadas por e-mail e encaminhadas pela SMED, CME e CEPROL, a Comissão promoverá uma Audiência Pública em 10 de outubro, as 19 horas, na Câmara Municipal, onde toda a comunidade terá mais uma oportunidade de opinar e contribuir para a
elaboração da nova Lei de Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de São Leopoldo.Envio de contribuições por e-mail – Além das assembleias programadas, qualquer membro de Comunidade Escolar da rede municipal poderá enviar à Comissão, até 05 de outubro, sua contribuição através do e-mail comissaogd.relator@saoleopoldo.rs.gov.br;
6. Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo- CME/SL a ser realizada no final do mês de setembro para analise e sugestão de melhorias do tema em tela pelo Colegiado.
As contribuições poderão ser realizadas das seguintes formas:
1. Assembleia dos Gestores Escolares – Será realizada as 19 horas do dia 18 de setembro, na EMEF Irmão Weibert, assembleia dos membros de Equipes Diretivas das Escolas Municipais para levantar contribuições que possam aperfeiçoar o texto;
2. Assembleias dos Conselheiros Escolares – Serão realizadas as 19 horas do dia 24 de setembro, na EMEF Irmão Weibert, assembleias, simultâneas e em separado, dos quatro segmentos que integram os Conselhos Escolares das Escolas Municipais. Para a preparação destas assembleias, solicitamos que cada Conselho Escolar promova no âmbito de sua Escola, entre 11 e 19 de setembro, assembleias gerais com os diversos segmentos da comunidade escolar e local para levantar contribuições que possam aperfeiçoar o texto em elaboração;
3. Reunião do Conselho Político Sindical – O CEPROL-Sindicato promoverá reunião dos professores municipais para discutir este tema, em data, horário e local a ser oportunamente divulgado pela entidade;
4. Envio de contribuições por e-mail – Além das assembleias programadas, qualquer membro de Comunidade Escolar da rede municipal poderá enviar à Comissão, até 05 de outubro, sua contribuição através do e-mail comissaogd.relator@saoleopoldo.rs.gov.br;
5. Audiência Pública – Após receber e sistematizar as contribuições apresentadas nas assembleias acima, enviadas por e-mail e encaminhadas pela SMED, CME e CEPROL, a Comissão promoverá uma Audiência Pública em 10 de outubro, as 19 horas, na Câmara Municipal, onde toda a comunidade terá mais uma oportunidade de opinar e contribuir para a
elaboração da nova Lei de Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de São Leopoldo.Envio de contribuições por e-mail – Além das assembleias programadas, qualquer membro de Comunidade Escolar da rede municipal poderá enviar à Comissão, até 05 de outubro, sua contribuição através do e-mail comissaogd.relator@saoleopoldo.rs.gov.br;
6. Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo- CME/SL a ser realizada no final do mês de setembro para analise e sugestão de melhorias do tema em tela pelo Colegiado.
Estamos a disposição!
Atenciosamente,
Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
O Crescimento da Escola na Avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB
Após a divulgação da Avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2011, o Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL realizou uma avaliação do desempenho de cada escola do município a fim de averiguar a situação de cada uma em relação as avaliações anteriores. Com isso foi verificado que a EMEF João Goulart melhorou seu índice, pois passou de 2,9 para 4,2. A mesma vinha mantendo seu índice em 2,8 e 2,9, desde 2005 até 2009 não atingindo as metas do Governo Federal,. No entanto, em 2011 avançou significativamente, ultrapassando a sua meta estipulada para o ano.
Com esta análise, a Mesa Diretora do CME/SL visitou a escola na manhã do dia 23 de agosto para dialogar com a Equipe Diretiva, Sr. Cláudio – Diretor, Sra. Soleci – Vice Diretora e Sra. Ana – Supervisora Pedagógica, e com os professores. O grupo foi parabenizado e falou a respeito do seu trabalho pedagógico com a comunidade escolar. O CME/SL considera que o objetivo da análise do resultado do IDEB não é a comparação entre as escolas e sim o crescimento de cada uma. Uma vez que o Ministério da Educação - MEC estipula uma meta para cada instituição escolar.
A partir dessa análise e diálogo feita pelo Colegiado em Plenária Ordinário, ocorrida em 29 de agosto, decidiu-se de forma unânime, a realização de uma Plenária Extraordinária Aberta a ser realizada na EMEF João Goulart para que esta escola possa explanar o seu trabalho pedagógico e assim contribuir para que outras consigam também avançar no índice, mas acima de tudo que tenham uma educação significativa. A previsão é que esta Plenária ocorra no mês de setembro e será divulgada com antecedência.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
ATENÇÃO!!! SELO COMEMORATIVO!!!
A pedido das escolas, foi prorrogada a entrega das sugestões do SELO COMEMORATIVO para até dia 19 de setembro, às 17h na sede do CME/SL.
Estamos a disposição!
Atenciosamente,
Assessoria Técnica
Estamos a disposição!
Atenciosamente,
Assessoria Técnica
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Processo de Inscrição na Educação Infantil para 2013
As inscrições para vagas, ano 2013, nas Escolas Municipais de Educação Infantil e nas Escolas Conveniadas com a Secretaria de Educação serão realizadas de 03 a 17 de setembro de 2012, nas próprias escolas da seguinte forma:
“Os pais devem se dirigir até as escolas de sua preferência, no máximo 3 (três), levando os documentos solicitados, para a realização da inscrição:
- certidão de nascimento da criança: (levar cópia para deixar na escola)
- carteira de vacinas;
- comprovante de residência dos pais ou responsável legal; (conta de luz, água, …) (levar cópia para deixar na escola);
- comprovante de renda do pais, da mãe ou responsável legal.”
Após o período de inscrições será realizado o processo seletivo e divulgado no dia 10 de dezembro de 2012 para posteriormente iniciar o período das matrículas.
Resultado Judicial do Processo Eleitoral do CME/2012
No dia 26 de junho do corrente ano, saiu o resultado do Processo nº 033/1.12.0002979-8 impetrado pelo Ceprol-Sindicato em face do ato da Presidenta do CME/SL na ocasião da eleição do segmento Comunidade Escolar, ocorrido em fevereiro deste ano, ao alegar estar em desacordo com a Lei Municipal nº 6.341/2007. “Em suma: na hipótese dos autos, inexiste qualquer ilegalidade no procedimento eleitoral adotado para os mandatos de Representantes da Comunidade Escolar do Município de São Leopoldo, de sorte que a denegação da medida de segurança é a medida que se impõe. Dado o exposto, mostra-se imperativa a denegação da segurança.”
Para ler o processo na íntegra, acesse o link: 033/1.120002979-8
CME/SL: Informando e Formando!
Na noite do dia 22 de agosto, as conselheiras Fabiane Bitello, Magda Kirsch e Regina Urmersbach e a assessora Maria Izabel Beringer, palestraram sobre os trabalhos do CME/SL e sobre o Sistema Municipal de Ensino/SL. A palestra ocorreu na disciplina de Gestão e Supervisão, para as estudantes de Pedagogia da Unisinos que é ministrada pela professora e também Conselheira deste Colegiado, Regina Urmersbach.
O CME/SL acredita que atividades como esta qualificam as futuras trabalhadoras em educação no que diz respeito a Educação de São Leopoldo e também abrem novos horizontes para os Conselhos de Direito dentro das Universidades.
Para saber mais acesse o link:CME e SME
O CME/SL acredita que atividades como esta qualificam as futuras trabalhadoras em educação no que diz respeito a Educação de São Leopoldo e também abrem novos horizontes para os Conselhos de Direito dentro das Universidades.
Para saber mais acesse o link:CME e SME
III Encontro Estadual da UNCME-RS
Quase 150 municípios estiveram reunidos no III Encontro Estadual da UNCME-RS, nos dias 20 e 21 de agosto, no Dante Barone, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. Os Conselhos Municipais de Educação - CMEs do Estado tiveram a oportunidade de ouvir e dialogar com a Coordenadora Geral do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Profª Lúcia Helena Couto, que apresentou o Programa do Governo Federal “Alfabetização na Idade Certa”.
Antes da fala das autoridades presentes, fomos agraciados com uma apresentação de dança intitulada “Coisas de Rua”, dos estudantes participantes do projeto Mais Educação da EMEF João Melchior Marques Goulart, da cidade de São Leopoldo, sob coordenação da professora Raquel Prux e monitora Rosane Silva. A apresentação foi ao som da música “Schke like pompom” da compositora Miss Eliot. Na sequência, a Cia Municipal de Dança de São Leopoldo apresentou o espetáculo intitulado “O ar que respiramos juntos”, com a trilha sonora de Bebeto Alves, sob coordenação de Marco Filipin. Esta é a 2º Cia Oficial do RS e representará o Brasil num festival de dança na China. Abaixo fotos destes momentos artísticos.
Na noite de 20 de agosto, a mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Adriana Paim de Almeida - UCME-RS, Márcia Carvalho - UNDIME-RS, José Tadeu Almeida - SEDUC/RS, Rosana Maria Rodrigues dos Santos - AL/RS, Simara Casagrande - FAMURS, Patrícia Bento Feijó – DPM/RS e Augusto Deon - CEED-RS. Em suas falas expressaram a importância do trabalho dos Conselhos Municipais de Educação e da formação para os Conselheiros em prol de uma educação de qualidade para todos e todas.
A Profª Lúcia Helena Couto, em sua palestra, apresentou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Ações do Pacto. Informou que está havendo um grande debate nacional para o cumprimento da meta de alfabetizar até os 8 anos de idade e que o IDEB de 2011 demonstrou um grande avanço nos anos iniciais, mas ainda há muito por fazer para resolver a questão da distorção ano escolar/idade. O Pacto determina ações de melhorias no ensino a partir da formação dos professores que atendem os três primeiros anos do Ensino Fundamental, ou seja, formação para os professores alfabetizadores. Todo esse processo estará organizado da seguinte forma:
Para saber mais acesse: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Após a palestra a UNCME-RS, UNDIME-RS e CEED-RS, apresentaram através de suas representantes, Adriana Paim, Márcia Carvalho e Jane Bohn, respectivamente, o que suas entidades vem trabalhando e defendendo a partir da Resolução CNE/CEB nº 007/2010, que traz as Diretrizes Curriculares Nacionais. Esta Mesa de Debates, juntamente com a Profª Lúcia abordou a importância destas Diretrizes e que as mesmas não se resumem apenas ao Bloco Pedagógico (os três primeiros anos do Ensino Fundamental), mas sim que ela apresenta toda uma mudança de concepção de Educação e de aprendizagem.
Já no dia 21, o Conselho Pleno reunido fez as alterações estatutárias necessárias e elaborou coletivamente a Carta deste III Encontro Estadual. Este momento foi singular para a UNCME-RS que fez e faz história junto aos CMEs, pois debatido coletivamente instrumentos de fortalecimento dos dos Colegiados e também os caminhos que a UNCME-RS traçará para o próximo ano.
Leia a Carta, acesse aqui: Carta do III Encontro Nacional da UNCME-RS 2012
Fabiane Bitello e Alessandra Pedroso
Presidenta do CME/SL e Assessora Técnica do CME/SL
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Visita ao CME/Nova Hartz
No dia 14 de agosto uma comitiva do CME/SL, composta pelas Conselheiras Fabiane Bitello, Rosalina Pereira e Karen Hoeltgebaum, visitou o CME/Nova Hartz para auxiliar na construção da normativa deste Colegiado a respeito do credenciamento e autorização de funcionamento dos estabelecimentos de ensino de Nova Hartz.
A discussão foi embasada pela legislação municipal que institui o Sistema Municipal de Ensino e organizou o funcionamento do CME/Nova Hartz. Nosso Colegiado dividiu suas experiências de órgão normativo desde 2007 e a caminhada que vem traçando frente ao Sistema Municipal de Ensino capilé.
A discussão foi embasada pela legislação municipal que institui o Sistema Municipal de Ensino e organizou o funcionamento do CME/Nova Hartz. Nosso Colegiado dividiu suas experiências de órgão normativo desde 2007 e a caminhada que vem traçando frente ao Sistema Municipal de Ensino capilé.
Assessoria CME/SL
Encontro dos CMEs da Regional ASMURC – UNCME-RS
No último dia 10, estivemos representando o CME/SL e a UNCME-RS no V Encontro da Regional da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – ASMURC da UNCME-RS, que ocorreu na cidade de Butiá com a presença dos nove municípios que compõe esta Regional: Triunfo, Charqueadas, Eldorado do Sul, Butiá, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, General Câmara, São Jerônimo e Minas do Leão.
O Encontro ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade de Butiá e tivemos a oportunidade de dividir com os presentes um pouco do que trabalhamos sobre as normativas que competem aos CMEs, independente da instituição ou não do Sistema Municipal de Ensino. As trocas de experiências foram o ponto alto desta atividade.
Participar de Encontros como este, onde os Colegiados reunem-se para discutir suas realidades e traçar metas coletivas faz toda a diferença para o fortalecimento destes instrumentos de democracia participativa, viés pelo qual os Conselhos Municipais, não só os de Educação, foram vislumbrados ao longo da caminhada da democracia brasileira. Dialogar e dividir estratégias fazem parte do trabalho de cada Colegiado ativo do nosso Estado brasileiro!
Acesse o link para ver a apresentação: V Encontro de CMEs - ASMURC da UNCME-RS
Fabiane Bitello
Presidenta do CME/SL
2ª Secretária da UNCME-RS
O Encontro ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade de Butiá e tivemos a oportunidade de dividir com os presentes um pouco do que trabalhamos sobre as normativas que competem aos CMEs, independente da instituição ou não do Sistema Municipal de Ensino. As trocas de experiências foram o ponto alto desta atividade.
Participar de Encontros como este, onde os Colegiados reunem-se para discutir suas realidades e traçar metas coletivas faz toda a diferença para o fortalecimento destes instrumentos de democracia participativa, viés pelo qual os Conselhos Municipais, não só os de Educação, foram vislumbrados ao longo da caminhada da democracia brasileira. Dialogar e dividir estratégias fazem parte do trabalho de cada Colegiado ativo do nosso Estado brasileiro!
Acesse o link para ver a apresentação: V Encontro de CMEs - ASMURC da UNCME-RS
Fabiane Bitello
Presidenta do CME/SL
2ª Secretária da UNCME-RS
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Tecnologias Assistivas
Apresentei aos Conselheiros do Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo, na Reunião Ordinária (1/8), a Palestra sobre "Tecnologias Assistivas" do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) - SMED São Leopoldo, realizado em 6 de junho de 2012. As temáticas foram: Fundamentação legal para o Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas Baixa e Alta, Adequação Postural, mobilidade e adaptações em meios de transportes, Recursos e materiais para aprendizagens, Escolas Municipais de São Leopoldo e os trabalhos desenvolvidos, Programas de “livre compartilhamento” ou “com direitos autorais” com as mais diversas finalidades.
Luciene A. Samá
Professora de Educação Infantil
Conselheira do CME/SL
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Dialogando com a Comunidade no CRAS Leste
A partir do convite feito pelos responsáveis pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Leste de nossa cidade, o CME/SL esteve presente em um das reuniões do grupo formado pela Comunidade da Feitoria, localizada na região leste de São Leopoldo. O CME/SL foi representado por sua Presidenta, professora Fabiane Bitello, e pela Assessora Técnica Maria Izabel Beringer.
A reunião foi muito descontraída e os presentes puderam fazer questionamentos sobre o papel do CME/SL, dos Conselheiros e se a comunidade pode participar de nosso Colegiado, sendo que também esteve presente o Presidente do Conselho do Instituito de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais – IAPS.
Momentos assim são fundamentais para que possamos divulgar nossos trabalhos e também explicar quais são nossas reais atribuições.
Obrigada ao CRAS Leste e a todas as pessoas presentes!
Mesa Diretora CME/SL
Assessoria Técnica CME/SL
Assinar:
Postagens (Atom)